Aulas / 10 malefícios do refrigerante

Aulas

10 malefícios do refrigerante

O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e por quê? É super prático e saboroso, porém pode causar vários danos à saúde. Confira 10 malefícios do refrigerante.

As bebidas gaseificadas, os refrigerantes, tem presença garantida no cotidiano das pessoas, já que é uma bebida gostoso e prática. Mas por trás do consumo excessivo desse tipo de bebida, há muitos riscos à saúde. Confira abaixo 10 malefícios do refrigerante à saúde:

refrigerante

    • Diabetes: Bom, não é preciso nem falar que os refrigerantes possuem uma quantidade enorme de açúcar. Esse fator contribue para o aumento do nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Aumentando assim, o risco do desenvolvimento de diabetes.

    • Osteoporose: Os refrigerantes de cola possuem um composto químico que aumenta a acidez do sanque, o ácido fosfórico. O nosso organismo, para neutralizar o aumento, utilizar cácio dos ossos, o que propicia a osteoporose. Em uma pesquisa realizada, com mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes de colar por semana, revelou que elas perderam em média 4% de massa óssea das regiões do quadril.

    • Doenças cardiovasculares: O consumo excessivo de açúcar levar a problemas como a obesidade, isto na combinação de gordura no sangue, elevar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um estudo realizado em Harvard, revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta 20% o risco de infarto durantes um período de 22 anos.

    • Cárie: Mais uma vez o nível elevado de áçucar e de ácido nos refrigerantes, prejudica também a saúde dos dentes. Além do risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.

    • Gastrite: O ácido presenta nos refrigerantes ataca as células gástricas e pode causar azia e gastrite. E se não tratada adequadamente, a gastrite por evoluir para úlceras estomacais.

    • Insônia: Devido ao alto teor de açúcar, o ciclo circadiano pode ser interrompido e provocar insônia.

    • Pressão alta: Os refrigerante de guaraná e de cola, possuem cafeína. A cafeína se consumida em excesso pode provocar o aumento da pressão.

    • Câncer: Devido as substâncias presentes nos refrigerantes para dar cor à bebida, há o risco de surgimento de câncer, pois esses aditivos químicos são tóxicos para as células do organismo. Um estudo sueco revelou que uma lata de refrigerante por dia, aumenta o risco de homens desenvolverem câncer de próstata em 40%.

    • Envelhecimento precoce: O fosfato presente no refrigerante prejudica funções renais e musculares. Um estudo concluiu também que o consumo em excesso dessa substância causa envelhecimento precoce das células.

    • Infertilidade: As latas de alumínio são revestidas com uma resina chamada bisfenol que tem sido associado a problemas hormonais que levam a infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade. Portanto, os refrigerantes de latinha possuem mais esse risco.

E se não bastasse, os que são light e diet não estão fora da lista de malefícios, pois possuem o ácido fosfórico, corantes e outros componentes que causam descalcificação, elevação da acidez no sangue e no estômago, aumento da pressão, entre outros problemas.

É indicado evitar o consumo de refrigerantes, substituindo por água ou suco de frutas. Manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente, são atitudes essenciais para uma vida saudável. Aqui no GetNinjas você encontra professores de diversos esportes para orientar seus exercícios. Peça um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.