Aulas / Técnicas de memorização

Aulas

Técnicas de memorização

Nos dias de hoje temos a todo momento a sensação de que o tempo de estudo é sempre insuficiente para dar conta de forma produtiva de tantas informações, notícias, estudos, cursos, leituras. Temos conteúdo para todo lado, e o cérebro pode parecer, por muitas vezes, incapaz de armazenar isso tudo. Não se desespere! Com uma […]

Nos dias de hoje temos a todo momento a sensação de que o tempo de estudo é sempre insuficiente para dar conta de forma produtiva de tantas informações, notícias, estudos, cursos, leituras. Temos conteúdo para todo lado, e o cérebro pode parecer, por muitas vezes, incapaz de armazenar isso tudo.

Não se desespere! Com uma boa dose de organização e disposição para estudar do jeito certo, tudo ficará mais fácil.

Para deixar mais fácil a lembrança de algo, uma dica muito usada é fazer associação das informações a serem memorizadas de muitas maneiras, como pelas cores, emoções. A música, rima e o ritmo também possibilitam muitas associações! É por isso que temos muita dificuldade para decorar um texto de apenas três linhas, mas conseguimos lembrar de muitas músicas.


Isso ocorre porque a música não dá a sensação de cobrança intelectual: ela está no subconsciente justamente pelo sentimento de leveza, brincadeira que ela provoca.

Fatos de importância emocional em nossa vida jamais são esquecidos. Isso dá mais pistas sobre a memória, já que eventos pouco importantes são esquecidos rapidinho. Assim, faça suas atividades com emoção, com alegria!

 

Tente envolver todos os seus sentidos – audição, olfato, paladar, tato e visão – no processo de aprendizagem. Cores, músicas, gestos, odores também são informações essenciais para a memorização.

Então busque inovar! Deixe de ficar o dia todo sentado, fazendo anotações infinitas em um quarto silencioso. Envolva-se no que você estuda, converse, participe de eventos, busque algo diferente!


Não esqueça da velha frase que diz: “a repetição é a mãe da aprendizagem“. Dados emocionalmente inexpressivos que podem ser esquecidos facilmente podem ser memorizados pela repetição.

As dicas são muitas, mas o mais importante é você descobrir o que funciona ou não, e criar seu próprio método de estudo.

Achou muito difícil dar conta disso tudo sozinho? Entre no site do GetNinjas e encontre professores ninjas para te ajudar!