Aulas / O que é o método Kumon de ensino?

Aulas

O que é o método Kumon de ensino?

 O método Kumon busca os melhores caminhos para desenvolver o potencial de cada aluno, individualmente. Esse método espera “contribuir na formação de cidadãos autoconfiantes, capacitados para encarar desafios e buscar soluções, capazes de fazer o bem pelo simples espírito da solidariedade.” O método Kumon foi desenvolvido pelo professor Toru Kumon em 1958 em Osaka no […]

 O método Kumon busca os melhores caminhos para desenvolver o potencial de cada aluno, individualmente. Esse método espera “contribuir na formação de cidadãos autoconfiantes, capacitados para encarar desafios e buscar soluções, capazes de fazer o bem pelo simples espírito da solidariedade.” O método Kumon foi desenvolvido pelo professor Toru Kumon em 1958 em Osaka no Japão. Hoje em dia, ele está presente em mais de 46 países e já arrecadou mais de quatro milhões de alunos.

Já que o Kumon acredita que a infância é o período mais propício para o desenvolvimento do potencial, as aulas são dirigidas a alunos mais novos até o segundo grau. A filosofia do Kumon consiste em ajudar cada aluno de acordo com a sua capacidade, para que no futuro cada um atinja o seu potencial máximo. Para que isso seja possível, o método quebra as barreiras formadas pela idade e pela seriação das escolas, e foca nas necessidades do aluno. Desse jeito, é permitido que os alunos mais capazes ultrapassem o seu nível escolar e os alunos com mais dificuldades revejam matérias passadas e estudem em níveis abaixo de sua série. Assim, é possível que cada aluno domine todas as matérias em seu próprio ritmo.

Originalmente, o método Kumon era o estudo da matemática de forma didática, mas ao longo do tempo ele começou a abranger outras áreas da educação.  Hoje, além de aulas de matemática, as instituições também oferecem aulas de leitura e compreensão de texto em outros idiomas, como o  japonês, inglês, português e espanhol, pois o Kumon acredita que “a leitura eleva a capacidade de estudos e aprimora a personalidade.”

Finalmente, o Kumon enfatiza a importância da compreensão dos pais para que seus filhos obtenham bons resultados não só com o método Kumon, como na vida também. É importante que seus filhos saibam que vocês os apoiam nos estudos e que vocês os ajudam quando eles têm perguntas e saibam os elogiar na hora certa.

Estão procurando professores para ajudar o seu filho alcançar seu potencial máximo? Acesse o site do GetNinjas e encontre professores ninjas que podem ajudá-lo.