Aulas / Enem: dicas de alimentação para os dias do exame

Aulas

Enem: dicas de alimentação para os dias do exame

Nada de passar mal durante a prova, escolher uma boa alimentação para o dia da prova é essencial. Confira algumas dicas do que comer no final de semana do ENEM.

Está chegando mais um edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e para se preparar nos dois dias do exame, é importante se alimentar da forma correta. Confira algumas dicas para saber o que comer para não ficar se sentindo com fome nem sono durante a prova:

ENEM

Confira também Enem: dicas de redação

  • Nunca vá para a prova sem comer, ainda que você seja do tipo que fica sem fome quando está ansioso, se esforce para fazer uma refeição leve. Deixar de comer antes da prova, pode deixar você com sonolência e dificuldade na concentração, além de dar tontura, queda na pressão, dor de cabeça e fraqueza. A prova exige muito energia mental, não deixe de fornecer energia para o seu corpo.

  • Para o café da manhã: frutas, leite, geleia, pão integral, suco e queijo branco são alguns dos exemplos de alimentos que podem compor a refeição para abrir o dia disposto.

  • No almoço: Evite comidas pesadas, pois elas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento. Alimentos gordurosos também não são uma boa pedida, pois retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Consuma carboidratos, que são uma boa fonte de energia, dê preferência aos alimentos integrais (como o arroz ou o macarrão integral) e de carne, prefira peixes ou frango. Não esqueça de uma saladinha para acompanhar.

  • Leve alimentos que dão energia para a prova, como frutas, água e um chocolate com 70% de cacau. Leva um lanche natural feito pouco antes da prova também é uma boa opção, só não coloque maionese, pois pode estragar facilmente.

  • Para evitar que a pressão baixe, principalmente com o tempo quente, tome muita água. Alimentos que contenham sal, também podem ajudar.

E para encontrar um professor que te ajude a se preparar para o ENEM e outras provas, aqui no GetNinjas você encontra aulas para reforço. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais da sua região.