Aulas / Dicas de como estudar para o vestibular

Aulas

Dicas de como estudar para o vestibular

Estudar para o vestibular, no começo, parece algo impossível, mas não é! E nessa época do ano, quando o cansaço dos estudoscomeça a dar sinais, é importante ter fôlego para continuar até o fim do ano, datas dos principais vestibulares. Orientando-se por algumas dicas, qualquer pessoa, com um pouco de dedicação, consegue estudar de modo […]

Estudar para o vestibular, no começo, parece algo impossível, mas não é! E nessa época do ano, quando o cansaço dos estudoscomeça a dar sinais, é importante ter fôlego para continuar até o fim do ano, datas dos principais vestibulares. Orientando-se por algumas dicas, qualquer pessoa, com um pouco de dedicação, consegue estudar de modo produtivo.

  • Antes de qualquer coisa, pense nos seus objetivos: de vida, profissionais, pessoais. Isso deve ser perseguido e lembrado todos os dias, a cada momento de estudo.
  • É essencial saber onde se quer chegar, para não se perder no meio do caminho e ter motivação suficiente para ir até o fim.
  •  Procure elaborar uma rotina de estudos. Mas não esqueça: o importante é ter um tempo de qualidade, e não muitas horas, improdutivas, de estudo.
  • Analise o conteúdo a ser cobrado na prova. Faça um planejamento e distribua o que deve ser estudado ao longo do tempo que você tem disponível, tentando sempre abordar o máximo de conteúdo.
  •  Esteja perto do que irá lhe ajudar. Pessoas que estão focadas no estudo, amigos e família que querem ver seu sonho realizado são um grande incentivo!
  • Seja generoso, ensine tudo o que aprende! É um jeito muito eficiente de fixar o conteúdo.
  • Escolha um local confortável, onde você se sinta bem, para estudar. Esse lugar deve facilitar sua concentração. Se nele for possível e agradável fazer alguns intervalos de descanso, melhor.
  • Procure ter todo o material necessário por perto para evitar muitas interrupções e distrações desnecessárias.
  • Esteja conectado com o que acontece ao redor, no seu bairro, cidade, estado, país, mundo! Acompanhe notícias, leia jornais. Isso certamente será útil em questões de História, Geografia, interpretação de textos, redação.
  • Seguir uma rotina e o planejamento feito é muito importante. Não deixe isso de lado com o passar dos meses. Muitas vezes um preparo de meses até o vestibular pode parecer não ter fim, mas o tempo passa bem rápido! Mais vale se garantir nesse ano do que esperar pela próxima prova!
  • Observe um limite de quatro horas por dia de estudos, além do período de aulas, considerando sempre seu ritmo e resistência.
  • Não estude só uma matéria por dia. Veja um pouco de Matemática por 50 minutos, pare por dez e retorne estudando Literatura por mais 50 minutos. Pare outros dez minutos e retorne estudando Biologia, e por aí vai. Alterne sempre as áreas: exatas, humanas, biológicas.
  • Estudar em um ambiente claro, silencioso e arejado ajuda nos estudos.

O mais importante disso tudo, porém, é que cada um deve encontrar o seu jeito de estudar: saber conciliar suas atividades diárias, compromissos, tempo para relaxar, praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação e se divertir é algo bastante pessoal, que só você pode saber como fazer. Para garantir sucesso no vestibular, estudar com um professor particular pode ser muito importante para garantir a disciplina do aluno e coordenar os estudos.

No site do GetNinjas você encontra tanto professores para te ajudar com todas as matérias quanto massagistas e todo tipo de profissional para garantir também o seu bem-estar.