Aulas / Como incentivar a criança a ler

Aulas

Como incentivar a criança a ler

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2012, no Brasil, cerca de 85% das pessoas afirmam que nas horas vagas gostam de assistir televisão. Apenas 28% citaram alguma preferência pela leitura. Em média, o brasileiro lê pouquíssimo, apenas quatro livros por ano! Se o hábito de leitura é adquirido desde criança esse cenário pode mudar muito. Veja como incentivar a criança ao hábito de leitura.

A fase de alfabetização  pode ser complicada para as crianças se elas não tiverem incentivos em casa. Depois que crescemos, se já sabemos ler, parece uma coisa tão natural que parece que para criança será fácil aprender, mas como tudo que aprendemos, no início é preciso muito treino e superações. A tarefa não deve ser jogada toda em cima dos educadores, o incentivo por parte da família é crucial. É muito importante incentivar o hábito de leitura.10102013234735

As crianças aprendem a ler por volta dos cinco anos, em média, mas podem ser inseridos no mundo da leitura antes disto. Podemos aproveitar o costume de observação e imitação das crianças às atitudes dos pais e sempre relacionar a atividade de ler como algo atrativo e divertido. Portanto:

  • Leia para a criança desde pequena. Aumentando progressivamente o número de livros.

  • No período da alfabetização, antes dela e um pouco depois também, misture leitura com brincadeiras. Fazendo, por exemplo, representações da história que é lida.

  • Observe os interesses da criança, dessa forma você pode indicar e presentear com livros que abordam os assuntos de interesse.

  • Respeite o tempo da criança, não importa se o livro escolhido for muito infantil para faixa etária dele, cada criança tem um ritmo diferente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para um próximo nível de leitura.

    LIVRO2

  • Proponha para que ela faça o próprio livro, as crianças gostam de criar histórias, imaginar, etc. Pode pode ajudar ele a criar um livro, criar uma capa, escolher as imagens e escrever algo. Que criança não ia gostar de ter seu próprio livro na estante de livros de casa?

    Visita feira de livros também é um ótima opção para a criança se entusiasmar com universos dos livros.

    Visitar feiras de livros também é uma ótima opção para a criança se entusiasmar com o universo dos livros.

  • Algumas crianças se sentem frustradas por ler muito devagar em voz alta e não conseguirem entender de primeira o que leram. Nesse caso você pode ajudar fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele levar para ler um texto ou trecho, assim a criança poderá saber o próprio desenvolvimento. Use a criatividade para deixar o precesso divertido e não virar um martírio para a criança.

  • Frequente livrarias e bibliotecas com a criança, para a criança se familiarizar com o ambiente de leitura. Além disso, na biblioteca é possível achar uma infinidade de livros que poderão ser do gosto da criança e chamar atenção aos olhos.

    biblioteca

Essa são só algumas dicas das muitas coisas que você pode fazer para incentivar a criança. Se você quer contratar aulas particulares, aqui no GetNinjas você encontra aulas para reforço.