Aulas / A história e a importância da Matemática

Aulas

A história e a importância da Matemática

Aprender a contar, depois somar e subtrair é uma dos primeiros ensinamentos que os pais e professores desenvolvem com as crianças. Juntamente com o Português, a Matemática é uma das matérias mais importantes, pois é a base para o aprendizado das outras disciplinas e o entendimento de fórmulas e conceitos de Física e Química, por […]

Aprender a contar, depois somar e subtrair é uma dos primeiros ensinamentos que os pais e professores desenvolvem com as crianças. Juntamente com o Português, a Matemática é uma das matérias mais importantes, pois é a base para o aprendizado das outras disciplinas e o entendimento de fórmulas e conceitos de Física e Química, por exemplo.

Mas de onde surgiu a Matemática? Seus estudos foram e ainda são aprimorados por diferentes povos com o passar do tempo, mas ela começou a ser estudada pelos babilônicos e egípcios e, por volta do ano VI a.C, por Pitágoras, filósofo grego. Era utilizada para a medição de terrenos, construção de pirâmides e canais de irrigação pelos egípcios; e previsões de eventos astronômicos. Podemos dizer que os estudos matemáticos foram desenvolvidos para calcular, ou seja, para resolver problemas de cálculo e lógica buscando soluções práticas para tarefas do dia a dia.

As principais áreas da Matemática são: Cálculo, Estatística, Porcentagem, Geometria, Geometria Analítica e Trigonometria. Ela é extremamente importante em diversas profissões como Arquitetura, Engenharia, Economia, Informática, Medicina e até para os meios de comunicação para medir, em números, o seu alcance.

Nas escolas há quem a ame e quem a odeie, mas é muito cobrada por ser fundamental para vestibulares, concursos e para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Portanto, se você tem alguma dificuldade com matemática, se seus filhos precisam de professores particulares ou quer algumas dicas de matemática financeira, chame um dos profissionais do GetNinjas para ajudá-lo.