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Dieta para pré e pós-treino

Quer melhorar seu desempenho no treino? A alimentação faz parte dessa mudança, saiba qual dieta seguir pré e pós-treino.

Você sabia que existe uma alimentação para o pré-treino e outra para o pós-treino? É importante seguir uma alimentação regrada para que os resultados satisfatórios apareçam. Separamos algumas receitas para pré e pós-treino para cada nível. Confira:

Pré-treino

Deve ser realizada de 60 a 90 minutos antes de dar início ao treinamento.  Deve-se ingerir alimentos que contenham carboidratos que são fontes de energia e ajudam nos exercícios. Mas fique atento: há 2 tipos de carboidratos, os simples e os complexos

  • Carboidrato simples: são digeridos rapidamente, e assim podem causar tontura durante o treino. Alguns exemplos de alimentos que contém carboidrato simples são pão branco, bolacha recheada, mel, açúcar.
  • Carboidrato complexo: demoram mais para serem digeridos, evitando assim a queda dos níveis glicêmicos. Alimentos que contém carboidrato complexo são pão integral, batata doce, açaí e iogurtes.

Mas cada pessoa tem um organismo diferente, então é preciso adaptar a dieta ao seu nível de atividades. Abaixo você pode ver alguns exemplos de receitas pré-treino para cada nível:

  • Nível básico: pão integral com geleia, iogurte de frutas light e uma fruta.
  • Nível intermediário: pão integral com queijo branco magro, iogurte de frutas light e uma fruta.
  • Nível avançado: batata doce cozida, peito de frango ou panqueca de aveia com clara de ovo.

dieta pata treino

Pós-treino

Logo após o treino o corpo fica carente de nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso é preciso fazer uma refeição o quanto antes, o ideal é até 30 minutos após o término dos exercícios. Porém tudo que é ingerido nesse tempo é absorvido, então é preciso tomar cuidado. Algumas opções de receita pós-treino para cada nível:

  • Nível básico: arroz, feijão, carne vermelha magra, verduras e legumes ou pão com patê de atum light e suco natural de frutas.
  • Nível intermediário: arroz, feijão, peito de frango, verduras e legumes. Pão com patê light de frango com requeijão light.
  • Nível avançado: batata doce, peito de frango, verduras e legumes. Arroz, peixe legumes e verduras.

Para cada nível existe um tipo de suplementação, mas é importante conversar com um médico nutricionista e um personal trainer para saber qual suplemento é o mais indicado para o seu tipo físico e para que você consiga os resultados que deseja. No GetNinjas você encontra um personal trainer perto de você. Solicite um orçamento preenchendo o formulário ao lado.