Aulas / Dança de Salão

Aulas

Dança de Salão

Também conhecida com Dança Popular e Dança Social, é a dança praticada em todos os bailes, festas e reuniões sociais, com um objetivo único e claro a diversão. Devido à necessidade de grande espaço para se praticar os passos dessa dança surge o nome Dança de Salão, que teve seu inicio em grandes bailes realizado […]

Também conhecida com Dança Popular e Dança Social, é a dança praticada em todos os bailes, festas e reuniões sociais, com um objetivo único e claro a diversão. Devido à necessidade de grande espaço para se praticar os passos dessa dança surge o nome Dança de Salão, que teve seu inicio em grandes bailes realizado pela corte francesa.

Inicialmente, era realizada em grupos formando filas de pares, bem diferente do que acontece hoje realizado apenas por casais. Trazida para as Américas por seus colonizadores sofreu diversas variações, como tango na Argentina, samba de gafieira no Brasil, e habanera que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa e o bolero.

Nos Estados Unidos, teve seu surgimento por negros no início do século XX ao som de Jazz que originando a muitas outras danças típicas americanas como indy hoop, west coast swing, e o east coast swing.

Aqui no Brasil, esta forma mais tradicional de dançar virou febre no final dos anos 80, com a divulgação em novelas, filmes, programas de auditório e até mesmo concursos.

No seu formato original brasileiro a Dança de Salão é composta de três ritmos principais:

  • O Bolero:que é mais tranquilo com giros e pode ser dançado também em músicas mais modernas.
  • O Samba: que conserva algumas características do samba de gafieira e se adaptou a novos estilos como pagode, bossa nova ou samba rock.
  • O Soltinho: que é a versão brasileira do swing, muito divertido, praticado também em uma grande variedade de estilos musicais.

Para fins de competições internacionais a dança de salão se restringe à categorias de danças definidas pelo Conselho Mundial de Danças que são elas: valsa; tango internacional; valsa lenta; foxtrote; samba; chacha chá; rumba; e o passo doublé.

Ficou com vontade de aprender a dançar? Entre no site do GetNinjas e encontre professores ninjas que podem te ajudar.

Para fins de direitos autorais de imagem declaramos que as fotos usadas no post não são da nossa autoria e que os autores não foram identificados.