Aulas / Para os concurseiros: a Técnica Pomodoro

Aulas

Para os concurseiros: a Técnica Pomodoro

Problemas com distração e procrastinação? A Técnica Pomodoro pode te ajudar a estudar!

Aqueles que estão correndo contra o tempo para estudar para concursos de emprego ou vestibulares sabem como é difícil absorver todas as informações, se manter desperto e não se distrair. Para tarefas que, como o estudo, exigem concentração e empenho, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu a Técnica Pomodoro.

como-melhorar-seu-rendimento-nos-estudos-4fbd3cdd88ad2

A Técnica Pomodoro se baseia no equilíbrio entre a estimulação e o descanso para o cérebro, diminuindo a ansiedade, a vontade de estudar tudo de uma vez e a procrastinação. Você só precisa de um despertador ou celular e ela funciona da seguinte forma:

  • Você deve separar o que vai estudar.
  • Configurar um alarme para 25 minutos
  • Estudar durante os 25 minutos

Quando o alarme soar, você deve parar para um intervalo curto, de 3 a 5 minutos, que você pode usar para beber água, ir ao banheiro ou fazer pequenas tarefas rápidas. O importante é que não passe desses cinco minutos para você não se distrair muito. Depois de quatro ciclos Pomodoro – ou seja, quatro ciclos de 25 minutos – você deve fazer um descanso mais comprido, de 15 minutos.plano-de-estudos

Para a técnica funcionar, uma dica pode ser útil: organizar, logo no começo do dia, tudo o que você terá que fazer com a Pomodoro. Assim, você elenca as de mais difícil execução, as mais rápidas e se prepara para os afazeres. Outra dica é para o momento do estudo: se você se lembrar de algo que precisa muito fazer, anote em um papel e volte a estudar.

Faça-mais-em-menos-tempo-com-a-Técnica-Pomodoro

Uma curiosidade é que a técnica se chama Pomodoro (tomate em italiano) porque na Itália, terra do criador da técnica, são muito comuns os despertadores de cozinha em forma de tomate.

No GetNinjas você encontra professores particulares especializados em concursos, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.