Artes e Artesanatos / Flores coloridas utilizando filtro de café

Artes e Artesanatos

Flores coloridas utilizando filtro de café

Aprenda a fazer lindas flores coloridas utilizando filtros de café, o resultado é incrível e é muito fácil. Confira.

Um belo arranjo de flores é sempre bem-vindo em qualquer tipo de evento ou ocasião. Nem sempre você tem às mãos flores naturais, mas filtro de café você sempre tem em casa, não? Nada melhor do que fazer algo com as próprias mãos quando o resultado é positivo, aqui você poderá aprender a fazer lindas flores utilizando aquele filtro de café.

1

Abaixo você pode, inclusive, escolher entre dois tipos de flores feitas com filtro de café, assim você pode fazer a que te agradar mais. Essa criativa ideia veio do site mexicano Craft in Geek. Confira todos o passo a passo abaixo:

1. Flores com filtros em cone

Materiais Necessários2

  • Filtros de café em formato de cone e redondos
  • Corante vegetal
  • Silicone frio
  • Arame
  • Fita floral (Floral tape)
  • Grampeador

1) Para confeccionar sua flor com filtro de café em formato de cone, primeiramente você deve desenhar, à mão livre mesmo, pétalas em cada papel de filtro.

3

2) Depois de recortar as suas pétalas comece a pintar com um pincel. Neste caso foi escolhido o corante vermelho, já que queremos uma linda rosa vermelha. Mas não se limite, você pode criar pétalas de várias flores, como tulipas, margaridas, orquídeas e muitas outras.

4

Obs: se desejar você pode usar tinta acrílica diluída em um pouco de água para a pintura.

3) Deixa o filtro de café absorver bastante o corante e secar por aproximadamente duas horas. Em seguida, pegue o pedaço de arame e envolva todo o seu comprimento com a fita floral verde, para ficar parecendo um cabo de flor natural.

5

4) Comece a montagem da flor, passe uma linha de silicone frio na borda da pétala e a enrole ao redor do arame.

6

Dica: se não tiver cola de silicone frio, você pode usar cola quente.

5) Repita esse processo com 3 ou 4 pétalas para que a sua flor tenha o mesmo volume de um botão de rosa. Se quiser que ela tenha um efeito de pintura degradê, basta jogar algumas gotinhas de corante de outra cor nas pontas das pétalas. Vamos ensinar a técnica de pintura degradê na confecção da próxima flor.

7

2. Flores com filtros redondos

1) Dessa vez com o filtro redondo. Pegue o centro do filtro e dobre as suas extremidades para cima. Nesta flor buscamos um efeito de pintura diferenciado, o degradê. Mergulhe o filtro diretamente no corante. Afunde primeiro a ponta do centro do filtro na cor desejada, assim como foi feito na imagem.

8

2) Em seguida, mergulhe a outra ponta do filtro no corante de cor diferente. O papel do filtro suga a tinta de uma maneira diferenciada e o resultado é muito bonito e original com uma flor colorida e alegre. Repita esse processo de pintura em aproximadamente 5 ou 6 filtros.

9

3) Junte todos os filtros já devidamente pintados e secos. Faça o mesmo movimento inicial de pegar o centro e dobrar as extremidades para cima. Mas desta vez com todos os filtros unidos. Assim a sua flor ficará com várias camadas. Com um grampeador, grampeei todos os filtros juntos em sua ponta produzida pelo centro dos filtros.

10

4)  Separe bem as camadas para que sua linda flor de filtro de café tenha bastante volume e exuberância! Sua flor já está pronta!

11

Gostou? Se você quer aprender a fazer outros itens artesanais, no GetNinjas, você encontra aulas de Artes e Artesanatos e muito mais! Faça uma solicitação e encontre até 7 profissionais na sua região!