Assistência Técnica / Review: Windows 10

Assistência Técnica

Review: Windows 10

O Windows 10 trás o melhor do Windows 7 e 8, além de inovar em diversos aspectos e pode ser atualizado gratuitamente. Saiba mais sobre o nova atualização do sistema da Microsoft.

O Windows 8, com a proposta de se adequar ao mundo mobile, acabou deixando muitos usuários, sobretudo de desktop muito críticos em relação a roupagem do, até então, novo sistema. Afinal, a solução da Microsoft foi um tanto simplista: utilizar a mesma interface para todos os tipos de PC.

O Windows 10 vem para suprir essa necessidade de melhor adequação da interface que deixou-se a desejar no Windows 8. Retrocedendo em alguns pontos, como realocar o menu iniciar na área de trabalho novamente, mas dando continuidade na proposta universalista do Windows 8.

windows 10

Aquela página inicial chamada de “Modern UI”, típica do Windows 8 que era uma forma do menu inciar, desempenhava a função de um acesso rápido à busca do sistema e como um atalho para programas e locais frequentemente utilizados. Dessa forma a Modern UI ficava desassociada do Desktop, executando aplicativos diferentes e com interfaces que seguiam lógicas diferentes. No Windows 10, a Modern UI é integrada ao Desktop, na aparência familiar do menu iniciar do Windows 7. Da mesma forma que integra a interface dos aplicativos da antiga Modern UI.

Nessa fusão entre os pontos fortes do Windows 7 e 8, o Windows 10 também se inspira livremente em ideias e outros sistemas, além de inovar em diversos quesitos, como na orientação ao usuário. Esse novo sistema pode, por exemplo, avisar quando existem muitos aplicativos sendo processados em segundo plano para que o usuário possa finalizar processos desnecessários.

Uma outra inovação interessante nesta nova versão é o novo de tipo de organização rápida das janelas. Nas versões anteriores, existiam duas áreas pré-definidas para as janelas, aquele esquema: uma janela aberta inteiramente e outra pela metade. Agora a tela é divida em quatro, dessa forma o usuário pode arrastar a janela para um dos cantos para que ela automaticamente passe a ocupar ¼ da tela. Mais do que isso, o sistema gerencia as janelas.

Ao contrário do Windows 8 que, com objetivo nobre buscava uma interface mais limpa para o usuário pode se concentrar em uma única tarefa, o Windows 10 é muito mais explícito. Como assim? O Windows 8 ocultava, por exemplo, o botão desligar e até o botão iniciar, com a nova versão, é mais fácil encontrar a posição dos elementos de forma mais natural.

O que pode se tornar problemático é que nessa nova versão do Windows as atualizações automáticas se tornam ainda mais frequentes e não há como escolher não instalar os updates. Porém, há um lado positivo nessa medida: ajudar a garantir proteção contra possíveis brechas de segurança no sistema.

Personalização e adequação

windows 10 personalização

A personalização também é um ponto forte do novo sistema, é possível alterar as cores do sistema, escolher entre iniciar o PC em modo tablet ou modo desktop; adicionar, remover ou agrupar atalhos do menu iniciar, entre muitas outras funcionalidades que facilitam a adequação a vários tipos de usuários e PCs.

E para concretizar efetivamente essa versatilidade em diversos tipos de PCs, a compressão ganhar um papel central no momento de instalação, pois o sistema avalia as capacidades de processamento do aparelho se ele é rápido o suficiente para permitir uma compressão mais agressiva. A compressão entre outros artifícios são utilizados nessa nova versão para poder rodar em diversos tipos de tecnologia.

Edge: Novo navegador

edge

Depois de tantas versões do Internet Explorer fracassadas em diversos quesitos, a grande novidade do Windows 10 é o navegador Edge que, ao contração do seu antecessor, oferece muita velocidade na execução de tarefas. Os elementos de interface e animações também são muito mais fluídos em relação a outros browsers. Portanto, o Edge está em um novo patamar, pronto para competir diretamente com outros browser famosos como Chrome, Firefox e Safari. Porém, para quem precisa do IE para alguma aplicação mais específica, não precisa preocupar, o IE permanece como um app completo nas versões Pro e Enterprise do Windows 10.

Outras aplicações

cortana

A Cortana é a nova assistente virtual de ajuda ao usuário que chega ao Windows 10 e, porém, ainda não está disponível em português. Por enquanto, apenas em inglês, chinês, francês, alemão, italiano e espanhol.

O prompt de comando também ganhou uma nova atualização, depois de anos na mesma, o velho terminal passa a oferecer um acesso mais funcional e facilitado ao usuário. Como a possibilidade de copiar e colar através dos atalhos já conhecidos CTRL+C e CTRL+V, novas formas de selecionar texto, quebra automática de linha. Além disso, quando um texto de codificação não suportada é colocado, o Prompt filtra automaticamente os caracteres desconhecidos.

Em questão de mídias, também foram introduzidos nos reprodutores de mídia para música, vídeos e imagens. Também existe uma nova seção dedicada à loja do Windows, onde músicas e filmes podem ser comprados, parecido com o modelo do iTunes.

No GetNinjas você encontra assistências técnicas que realizam a manutenção e a limpeza do seu aparelho, solicite um orçamento.