Assistência Técnica / Qual a diferença entre processadores Core i3, i5 e i7?

Assistência Técnica

Qual a diferença entre processadores Core i3, i5 e i7?

Saiba um pouco sobre as diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7.

Desde o primeiro processador criado pela Intel em 1971, já se passaram quarenta anos e as grandes mudanças e inovações de hardware cresceram aceleradamente, por isso acaba sendo difícil acompanhar as novidades e entender o que muda de uma tecnologia para outra. Nessa efusão de novas tecnologias, a aposta da Intel é nos processadores Core i3, i5 e i7, que já vemos como especificação de diversos notebooks e desktops na hora de comprar. Entenda a diferença entre os três:

intel core

Para usuários cada vez mais exigentes, os três modelos de processadores Core i3, i5 e i7, foram criados basicamente substituindo o Core2Duo, até então símbolo de tecnologia avançada.

Processador i3

Para os usuarios menos exigentes, o Core i3 possui diversas vantagens para o funcionamento do PC, como um controlador de memória DDR, que possibilita a realização de 8 acessos por ciclo, diretamente do processador interno. Além disso, existem dois propensos canais de memória RAM que possibilitam utilização em pares Dual Channel (porém, para isso funcionar é necessário instalar na placa-mãe dois módulos de memória um para cada canal de acesso).

O Core i3 possui dois núcleos, o que possibilidade uma ótima capacidade de multitarefa, ideal para quem costuma ficar com vários programas abertos ao mesmo tempo. Além de possibilitar trabalhar com vários programas ao mesmo tempo, o desempenho é o mesmo do que se fosse um só aberto.

A maioria dos programas e jogos rodam bem no i3, então é uma boa opção para quem quer rodar diversos tipos de jogos e outros softwares.

Vale frisar: Conhecido como socket LGA 1156, esse novo tipo de soquete de encaixe da placa-mãe é diferenciado e será utilizado para o i3, i5 e os novos i7, então para “turbinar” o seu PC, você precisa encontrar placas já adaptadas a esse tipo de soquete, são encontradas já no mercado.

Processador i5

É o intermediário, não chega a ser o mais veloz disponível no mercado, porém, pode executar todo e qualquer programa e jogo. Ele possui o clock menor, possibilitando a redução do aquecimento e consequentemente diminuindo o gasto de energia, apesar disso não permitir uma maior velocidade.

Disponível em modelos de dois ou quatro núcleos, os CPUs desta linha i5 possuem até 8MB de memória cache compartilhada, controlador de memória DDR integrado, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boost e muito mais.

O Turbo Boost é uma ótima vantagem do i5, pois aumenta gradativamente a velocidade, de acordo com a necessidade. Possibilita trabalhar verificando todas as frequências, temperatura e voltagem do processador.

Processador i7

Entre os três, o Core i7 tem o mais alto desempenho, voltado para o público entusiasta e profissional, essa belezinha é equipada com quatro núcleos, com exceção do modelo i7-980x que vai além e oferecer seis núcleos. Uma memória cachê l3 de 8 MB, capaz de executar tudo rapidamente. Além da tecnologia Turbo Boost que é complementada pela HD Boost e a Intel Hyper Threading.

No GetNinjas você encontra assistências técnicas que realizam a manutenção e a limpeza do seu computador, solicite um orçamento.