Aparelho de som / Volume máximo estraga a caixa de som?

Aparelho de som

Volume máximo estraga a caixa de som?

Já aumentou o volume da música até a qualidade do som ficar ruim? As caixas do seu aparelho podem ter queimado. Confira o que fazer.

Que atire o primeiro fone de ouvido quem nunca colocou  o volume no máximo ao tocar sua música favorita! O som é muito mais envolvente e emocionante quando ouvimos “no talo”, mas que isso faz mal à audição todos sabemos, mas e para as caixas de som, será que o som no volume máximo prejudica o funcionamento do aparelho e compromete os alto-falantes? Descubra agora.

aparelho de som

Todo aparelho de som possui uma potência, submetê-lo a uma intensidade maior do que sua capacidade faz com que a qualidade do som seja prejudicada, isso causa uma ruptura no diafragma das caixas de som e algumas partes eletrônicas podem queimar, ou seja, ligar a música no volume máximo pode estragar seu aparelho de som.

Com o avanço da tecnologia já existem alguns aparelhos que possuem o controle de potência, impedindo que o som exceda o limite do aparelho e queime as caixas. Outras caixas possuem dois alto falantes, o que garante uma melhor qualidade do som e menor chances da potência estourar as caixas.

som

Mas como saber que estou saturando a potência das caixas de som do meu aparelho? O primeiro sinal é quando o áudio não é mais nítido, você tem dificuldade para entender a música, mas não podemos determinar em que momento suas caixas estragam, por isso, é preciso ter bom senso e preservar ao máximo seu aparelho.

A hora da compra do seu som também é muito importante, entender qual será seu uso ajuda muito a escolher qual o melhor aparelho. Por exemplo: entenda qual a diferença entre mini system e micro system. Caso seu som tenha  queimado, solicite um orçamento de assistência técnica no GetNinjas e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.