Diarista para limpeza leve ou diarista para limpeza pesada? Quais os tipos de limpeza que uma diarista faz em uma residência

Entre os tipos de limpeza que uma diarista faz estão a comum e pesada, determinadas pelo ambiente e pelo grau de necessidade que você tem. A remoção de pó, resíduos de substâncias orgânicas e inorgânicas, além da organização de ambientes, fazem parte da limpeza comum. Geralmente, as tarefas domésticas, que incluem faxinas básicas ou de manutenção, são feitas em casas ou apartamentos.

 

Isso quer dizer que será removido aquilo que é visto a olho nu, preparando o ambiente para a remoção mais profunda das partículas de sujeira. Dentro da limpeza comum, algumas atividades incluem procedimentos mais elaborados para desinfetar lugares como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. A higienização dos ambientes é o ponto chave para esse tipo de limpeza. Além de proporcionar a salubridade de cada área, vai garantir que o local se mantenha limpo por mais tempo e facilitará a próxima limpeza também.

 

É bom lembrar que cada diarista terá um estilo de trabalho, que mistura técnicas aprendidas com suas experiências pessoais ou então cursos especializados. Você pode expressar as preferências de como deseja que as tarefas sejam realizadas.

 

Já as limpezas pesadas precisam de profundidade e organização para serem eficazes. Afinal, o nível de sujeira encontrado nesses locais exige maior empenho do profissional, concentrando técnicas e detalhamento para cada tarefa que irá realizar. O processo é mais agressivo, visando a destruição completa dos microrganismos e morte dos germes. A diarista para limpeza pesada já vai estar preparada para empenhar mais tempo de trabalho em cada região, eliminando toda a sujeira.


O ideal é que o trabalho seja desenvolvido por etapas. A limpeza pesada em uma casa por ser feita por cômodos, iniciando por aqueles menos utilizados durante a faxina ou em que há menor fluxo de pessoas. Ao finalizar esses cômodos, os mais movimentados ou com maiores demandas podem vir na sequência, encerrando pelo que fica localizada a porta de saída. A limpeza pesada inclui faxinas internas, como de móveis e armários, e até mesmo a lavagem de cortinas e higienização de vidros e janelas.

Produtos de limpeza que não podem faltar no dia da faxina Diaristas precisam ter acesso a materiais e instrumentos de trabalho

A diarista para limpeza leve, assim como a diarista para limpeza pesada, não são, necessariamente, responsáveis pelos produtos que serão utilizados durante o trabalho. Essa responsabilidade é sua, que deixará os acessórios, instrumentos e materiais disponíveis para a profissional. Entretanto, pode haver casos em que haja um acordo onde a diarista se compromete a comprar os produtos de sua preferência com a verba que você disponibilizará.  


Em primeiro lugar, é importante verificar se todos os produtos necessários para a realização das tarefas estão disponíveis. Para uma limpeza comum, alguns itens são básicos: sabão em pó, detergente, sabão de coco em pedra, água sanitária, desinfetante, desengordurante, álcool, limpa vidros, limpa pisos adequado para cada tipo de piso, spray aromatizador de ambientes, panos umedecidos de limpeza e lustra móveis. Na limpeza pesada, acrescente removedor (para limpar inox, janelas e vidros externos), passa-fácil, amaciante e tira-manchas.

Já os ítens que viabilizam a realização das tarefas incluem luvas de borracha, buchas adequadas - deixando uma para o banheiro e outra para a cozinha, palha de aço, panos de limpeza variados, flanela, vassoura, pá de lixo, rodo, baldes, bacia, escova de vaso sanitário, esfregão, aspirador de pó, sacos de lixo, ferro de passar e tábua de passar.

 

É relevante lembrar que os valores dos produtos de limpeza variam muito de um lugar para o outro. Por isso, a comparação de preços pode ser uma boa dica para economizar. Ao contrário de alimentos frescos, em que o maior preço pode significar algo "melhor", os produtos industrializados com a mesma marca são iguais independente do local onde foram adquiridos. Promoções do tipo "leve 3, pague 2" costumam valer muito a pena.

Quantos dias são necessários para contratar uma diarista para limpeza diária? Tamanho da residência e número de habitantes podem influenciar na frequência

A primeira coisa a se pensar é o tamanho do local que vai ser limpo e a quantidade de pessoas que frequentam esse lugar. Um apartamento de até 50 metros quadrados, de um ou dois quartos, em que mora uma ou duas pessoas, sem crianças, pode, tranquilamente, receber faxinas quinzenalmente. Caso você seja organizado e faça tarefas simples de manutenção, a diarista pode fazer limpezas mensais.

 

Em apartamentos maiores que 50 metros quadrados, com mais de dois quartos e acima de três pessoas, o cuidado já deve ser diferenciado. Pelo tamanho do local e uso intenso de áreas como banheiros e cozinha, a diarista pode fazer faxinas semanalmente. É sempre interessante lembrar que algumas medidas básicas de limpeza devem ser tomadas para que o acúmulo de serviço não transforme uma limpeza comum em uma limpeza pesada.

 

Em casas, por exemplo, o número de quartos, quantidade de pessoas e existência de quintal podem alterar bastante a frequência da diarista. Nestes caso, é recomendado que a contratação seja realizada de duas a três vezes por semana, levando em consideração o grande volume de tarefas domésticas, manutenção das áreas externas, além do amplo espaço a ser limpo e organizado.