Como escolher o tipo de buffet para receber os amigos em casa? Confraternizar em casa é um ótimo momento de lazer

Receber os amigos em casa é uma das coisas mais prazerosas dos momentos de lazer. Por se tratar de pessoas próximas, com relações de afeto e intimidade, é sempre ideal pensar nas individualidades de cada um. Por exemplo: se preocupe com aqueles que são vegetarianos, ou ainda que não comem algum alimento em especial, como peixes e frutos do mar; se existe alguém com intolerância a ingredientes como glúten ou lactose, ou ainda alergias em geral. Pensando nessas especificações, fica mais fácil definir o cardápio.

 

Ao pesquisar um buffet, atente-se para a quantidade de convidados. Para poucas pessoas, buffets diferenciados, com serviço de atendimento personalizado e pratos decorativos são sempre boas opções. Observe que alguns buffets são melhores para grandes festas, com produção de comida em larga escala. Entretanto, algumas opções podem ter um melhor desempenho para círculos menores de convidados.

 

Existem várias formas de servir. À brasileira, por exemplo, os pratos e travessas ficam no centro da mesa, onde todos comem juntos em um mesmo espaço. Já à francesa, os convidados permanecem sentados, e o serviço é feito por um garçom desde entrada à sobremesa. Se optar pelo à americana, a informalidade impera e a comida fica em uma mesa com os talheres e pratos, em que todos os presentes podem se sentar pela casa, encontrando um lugar para comer ou, então, ficando em pé.

 

Caso tenha crianças, pense em pratos fáceis, como finger foods e comidas servidas em pequenas porções. Pense em algum tipo de entretenimento para que elas tenham espaço para brincar e atividades para desempenhar, deixando os pais aproveitarem a festa.


É importante, também, não abusar de temperos fortes e oferecer, sempre, mais de um tipo de proteína. Uma decoração simples também é importante para deixar o espaço agradável e bonito. Opte por um buffet que prepare todo o ambiente e te deixe aproveitar o momento.

Qual buffet escolher para um noivado? Almoço de noivado ou jantar de noivado? Conheça cada opção

Há noivos que fazem do noivado um grande evento, convidando muitas pessoas e provendo uma mini-festa de casamento. Já outros casais preferem reuniões mais simples, reunindo apenas a família e os padrinhos. É partir desta definição que você vai organizar a sua festa de noivado.

 

O ideal para fazer a festa de noivado é logo depois do casal noivar. Jantares mais íntimos, na casa dos pais, são muito comuns. Por se tratar de uma ocasião muito especial, contratar um buffet é essencial para que tudo saia do jeito que o casal sonhou e, ainda, permita que todos curtam a festa sem se preocupar em servir os convidados ou preparar os pratos.

 

Almoços também são comuns em vários casos, quando opções como churrascos são desejadas. Nesta opção, o buffet fica responsável por todo o preparo da comida, que pode ser feito no local e servido de forma descontraída, deixando todos relaxados e à vontade.


Aperitivos são bem-vindos neste caso. Eles permitem que as pessoas conversem enquanto comem e circulem pelo ambiente. Uma dica interessante é escolher um menu de acordo com o gosto dos noivos. Os pratos preferidos de cada um podem estar presentes como forma de celebrar o novo momento juntos. As sobremesas são essenciais: privilegie os bolos, queridinhos nas celebrações de datas e acontecimentos.

Decorações simples para receber os amigos e familiares em casa fazem toda a diferença Almoço de família também merece um ambiente agradável e organizado

Decorar um espaço é tão importante quanto servir uma boa comida. As decorações não precisam ser caras e nem sofisticadas, basta que elas tenham a cara do anfitrião. Existem algumas dicas que são simples para se fazer com o que já tem em casa e que dão um charme todo especial para receber os familiares e amigos em casa.

 

Os guardanapos, por exemplo, são ótimos elementos de decoração. Um metro de qualquer tecido já é suficiente para cortar quadrados que ficarão lindos ao acompanhar os pratos e talheres da mesa. Os modelos quadriculados, por exemplo, lembram as casas das avós. Já em tons com preto e branco, ocasiões noturnas.

 

Flores são sempre bem-recebidas pelos convidados. No entanto, a forma como são dispostas pelo ambiente fazem toda a diferença. Em vez de usar vasos, você pode adaptar garrafas de vinho, azeite ou geleia. Enfeite com o que tiver: laços, pedras coloridas, sais, tecidos, e escolha flores naturais ou então artificiais bem delicadas. O ambiente fica com um ar moderno e até boêmio, lembrando bares mais simples e charmosos.

 

As velas, coloridas e aromáticas, misturadas com vidros de sais de banho, sabonetes líquidos e esponjas de massagem podem ser opções bacanas para decorar o banheiro. Deixe os itens a mostra com toalhas de mão. Esse toque mostra o cuidado do anfitrião com os convidados.


As almofadas podem ser a chave para deixar o ambiente muito aconchegante. Alegria é essencial para tornar o local mais leve e receptivo. As coloridas oferecem combinações de cores que conversam com outros elementos da decoração e tiram o ar neutro que o seu sofá pode ter. Algumas estampadas são excelentes para brincar com temas que você goste, como música e cinema.