Como escolher bolo de casamento ideal para cada tipo de festa O bolo é um dos principais doces para casamento

O bolo de casamento é um dos principais atrativos da festa. Não só por se tratar de um item importante do cardápio, mas também por ser decorativo. As opções, hoje, são infinitas. E é por isso mesmo que você precisa ter cuidado para não se perder na escolha.

Quer uma dica simples para acertar no bolo? Siga o estilo do seu casamento, pois ele deve combinar com todos os outros adereços da festa.

Para quem adotar a linha romântica no casamento, os bolos brancos, decorados com pasta americana, são a melhor opção. Invista em flores, laço e texturas para deixar a sobremesa bem na foto, seja com um ou vários andares. Já para o casamento no campo, por exemplo, uma opção mais rústica é o ideal - o naked cake, nesse caso, atende muito bem à proposta.

Quanto ao recheio, capriche na escolha. Isso também vai variar do estilo da festa. Damasco ou nozes, por exemplo, sugerem requinte. Já a geleia de frutas e o doce de leite vão bem nos casamentos menos formais. Em relação à massa, fica a seu critério optar pela branca ou pela de chocolate.

Outro detalhe a ser pensado para o bolo é o topo. Aproveite e solte sua criatividade na hora de escolher os adereços que vão representar os noivos... a ousadia e personalização são livres!

Naked cake está na moda O bolo “pelado” está entre os principais tipos de bolo para casamento

Queridinho do momento em muitos casamentos, o naked cake, como sugere o nome, é aquele bolo que está “nu”, com todo o recheio à mostra. Além de lindo, ele é convidativo e deixa todo convidado com água na boca.

Embora não tenha aquela camada espessa de cobertura, o naked cake não tem nada de simples. Pelo contrário, ele é pura ousadia: muitas flores e frutas, às vezes as mesmas do recheio (que deve ser beeem caprichado) podem ornamentar o bolo.

Nas festas de casamento, os naked cakes de massa branca acabam ficando melhor, pois são neutros e não correm o risco de brigar com o restante da decoração. Uma boa alternativa para quem gosta da massa de chocolate, e que vem sendo muito bem utilizada, é cobrir o bolo com uma camada bem fina de pasta branca, aplicada de forma desigual com uma espátula. Isso deixará o bolo apenas parcialmente coberto, com a cor neutra e com a mesma proposta rústica do naked cake!

Quais os principais tipos de doces para casamento? Os doces para casamento são o ponto alto da festa

Para muitos convidados os docinhos representam o ponto alto da festa de casamento. Eles são tão importantes que é nessa hora que muita gente deixa a pista de dança e decide fazer uma pausa enquanto saboreia a sobremesa.

É por essas e outras que a mesa dos doces deve ser pensada com muito carinho. Além de bem decorada, ela deve conter variedade e quantidade. Os tradicionais brigadeiros e beijinhos, embora deliciosos, costumam ser deixados de lado nas festas de casamento – a menos que tenham um toque a mais de glamour ou façam parte de uma cerimônia menos formal.

No lugar do tradicional, entram trufas, camafeus, cupcakes, tortinhas e até versões em miniatura de sobremesas como cheesecake e mousses. Os bombons recheados com frutas também costumam fazer sucesso, assim como os bem-casados que, normalmente, ficam para o final da festa.

E para quem acha que doce nunca é demais, o arremate para os docinhos é o bolo, que pode ir à mesa acompanhado de sorvete ou uma calda extra. Os convidados adoram!

Por fim, para encerrar a festa, uma mesa de café com petit four é de bom tom. Além de ser uma bela forma de se despedir dos amigos e familiares, o cafezinho garante que todo mundo fique bem acordado para voltar para casa em segurança e com conforto.