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Igor Messina é instrutor de Hatha Yoga, formado na escola de Shivam Yoga de Ouro Preto - MG e cursando Pós-graduação em Yoga com ênfase em Saúde e Educação. Ministra práticas desde 2010 e atualmente estuda e pesquisa o Hatha Yoga. Também é massoterapeuta e tem formação acadêmica em pedagogia pela Universida Federal do Espírito Santo. Ministra práticas de Yoga em escolas, clinica terapêutica para idosos, projetos sociais e espaços alternativos.

 

A prática de Hatha Yoga promove um equilibrio global nas estruturas corporais do ser. Algumas vezes, devido à postura incorreta, desordens de funções corporais, problemas emocionais ou psicológicos ou mesmo um estilo de vida desequilibrado, os tecidos, os músculos, os sistemas endócrino, linfático, digestivo e cardiovascular, têm suas funções restringidas. Isso inicialmente resulta em rigidez, tensão muscular, problemas na circulação, estresse e outros. Entretanto, se essas restrições tornarem-se crônicas, um membro, uma articulação ou um órgão podem adoecer ou falhar. A prática regular do yoga remove tais restrições do corpo bem como também previne sua formação. Desse modo, promove a saúde integral, regularizando e estabilizando o fluxo sanguíneo, as funções metabólicas fundamentais e o funcionamento correto dos órgãos. Portanto, é uma prática que proporciona inúmeros benefícios para os praticantes.

Em síntese, pode-se apontar alguns dos principais efeitos da prática regular do yoga no indivíduo, dentre eles:

  • Desenvolvimento de um processo integrativo entre corpo, mente e emoção, promovendo o auto-conhecimento junto à prática de hábitos saudáveis;  

  • Efetiva revitalização física e psíquica, evitando estados de fadiga, cansaço e estresse; 

  • Combate à dores - problemas gerais ligados à LER (Lesões por Esforços     Repetitivos) ou DORT (Doença Osteomuscular Ligada ao Trabalho) - e     enfermidades;

  • Melhora da auto-estima;   

  • Promoção de estado de vitalidade e saúde;

  • Ativação de estruturas neurais relacionadas à atenção e ao controle do     sistema nervoso, entre outros benefícios.

As práticas são ministradas através de exposição dos movimentos e explanação oral. Os movimentos e posições escolhidos para os exercicios psicofísicos são variações de séries conhecidas como Pawanamuktasana, exercicios respiratórios, exercicios de concentração e exercícios de vocalização. Tais exercícios são tradicionalmente conhecidos dentro dos ramos do yoga e são ministrado com as devidas adaptações para o publico praticante, nesse caso pessoas da terceira idade. Mais detalhadamente:

  • Exercícios psicofísicos dinâmicos sincronizados ou não com movimentos de respiração (Pawanamuktasana) - retiram tensões e bloqueios de articulações, musculos e ligamentos, promovendo alongamento e saúde. Aumentam a capacidade pulmonar melhorando a circulação do sangue em todo corpo);

  • Exercícios respiratórios - aumentam a percepção sobre a própria respiração,  promovem uma identificação e conexão entre o corpo e a mente, incrementam a troca gasosa entre o corpo e o externo, promovem maior oxigenação no corpo do praticante;

  • Exercícios de concentração mental - aumentam o foco, melhoram o funcionamento da memória,  promovem agilidade e equilíbrio mental);

  • Exercícios de vocalização - promovem um equilibrio global no corpo do praticante, proporcionando vibrações que reverberam principalmente na caixa torácica e crânio.

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