Os sistemas de PABX (Private Automatic Branch eXchange, ou troca automática de ramais privados), as populares centrais telefônicas, são fundamentais para o atendimento em várias empresas, o que torna a manutenção de PABX em uma necessidade.
Usados para que as linhas telefônicas sejam distribuídas em diferentes ramais, de modo que não seja necessário contratar uma linha para cada colaborador, elas sempre devem ser mantidas em perfeito funcionamento para que os clientes da empresa não fiquem sem atendimento.
O GetNinjas tem várias opções de técnico de PABX à disposição, de modo a fazer os consertos necessários o mais rápido possível e, assim, não ser prejudicado por problemas e defeitos no sistema. Continue conosco e saiba como encontrar o melhor profissional!
Como identificar os problemas no meu PABX?
Basicamente, isso acontece quando ela deixa de funcionar adequadamente, o que pode ser manifestado de diferentes formas, como as seguintes:
- Interferência nos ramais;
- Problemas de conexão nas ligações efetuadas ou recebidas;
- Queda de sinal sem motivo aparente;
- Falhas na configuração, que limitam ou impedem o uso dos recursos disponíveis;
- Atraso na comunicação, tecnicamente chamado de jitter;
- Fios rompidos em instalações físicas;
- Menus que, quando acionados, fazem com que as ligações sejam derrubadas.
Esses são apenas alguns dos problemas que podem acontecer e que, portanto, demandam o conserto de central telefônica, entre outras situações.
Como eu sei se vale a pena o conserto de PABX ou se preciso comprar um novo?
O primeiro aspecto a se analisar é o valor do serviço. Se o conserto de PABX ficar mais barato do que a compra de um novo equipamento ou sistema, então costuma compensar seguir com o serviço.
Porém, também é importante analisar por quanto tempo o sistema deve continuar funcionando. Caso o técnico de PABX constate que aquela manutenção será apenas provisória, então pode ser melhor comprar um novo equipamento e, assim, ficar longe desses problemas.
Em casos em que a configuração do PABX está errada, como registro do equipamento, configurações de IP e DNS, criação de extensões, configurações dos ramais, entroncamentos e rotas, entre outros, geralmente o conserto é uma boa alternativa.
Em outros casos, a troca de peças, equipamentos e cabeamentos do PABX também é uma boa solução, mas caso se considere que outra manutenção pode ter que ser feita depois de algum tempo, então a substituição pode ser a melhor alternativa.
O técnico em telefonia, inclusive, pode sugerir um novo equipamento ou sistema pelo fato de oferecer mais recursos e funcionalidades. Quando isso acontecer, cabe à empresa considerar se compensa fazer a troca, sem esquecer de considerar o que ela tem a ganhar com a escolha.
Como escolher o melhor técnico em telefonia?
É importante buscar saber sobre a experiência do profissional, como onde ele aprendeu a ser um técnico de PABX. O curso deve ser de um local de qualidade reconhecida, de modo que a teoria e a prática aprendidas realmente correspondam às demandas do mercado de trabalho.
Outro ponto importante a se analisar é o tempo de experiência do técnico em telefonia. Quanto maior ele for, com mais situações ele deve ter lidado e, consequentemente, melhores tendem a ser os serviços prestados.
As avaliações recebidas pelo técnico em relação aos serviços que ele já prestou no passado são outra alternativa valiosa para entender se ele é um bom profissional, o que pode ser visto através de sua nota aqui no GetNinjas: quanto maior, melhor!
Quais cuidados tomar na hora de escolher um técnico especialista em PABX?
Além de analisar cautelosamente sua experiência e conhecimentos, também é necessário confirmar se o profissional está apto a lidar com os sistemas e equipamentos que a empresa utiliza, já que há mudanças importantes quando se pensa em diferentes marcas.
Há várias marcas de PABX, como Intelbras, HDL, Multitoc, Panasonic e Siemens, com sistemas e protocolos que podem ser diferentes de acordo com o modelo. O ideal é que o técnico de PABX já tenha trabalhado com aquela marca ou possua um bom conhecimento sobre ela para saber como proceder.
Também há que se considerar os tipos dos sistemas. Um PABX digital tem um funcionamento diferente de um PABX analógico, que por sua vez tem peculiaridades que não aparecem em um PABX IP ou na nuvem.
A forma de operar, instalar e configurar esses sistemas é diferente. Por isso é tão importante ter certeza de que o técnico em telefonia possui o conhecimento necessário para o serviço.
Como sei se o preço cobrado pelo serviço é justo? E o que influencia no preço do serviço de assistência técnica em PABX?
É difícil definir um padrão de precificação, mas, em tese, quanto mais complexo (em número de ramais, características dos equipamentos, recursos do PABX e afins) for o sistema, maior tende a ser o preço cobrado.
Aqui, a avaliação do profissional no GetNinjas é outro bom indicativo: quando eles recebem boas notas pelos serviços prestados, este é um sinal de que há transparência na comunicação e que, portanto, os valores cobrados por ele devem ser justos!
Também vale fazer uma média das cotações que você recebeu para ter uma ideia dos valores praticados no mercado.
Quais riscos e responsabilidades devo me atentar ao contratar um técnico em telefonia?
Mesmo que você não saiba exatamente qual é o conserto de PABX de que precisará, é fundamental reunir o máximo de informações possível para passar ao técnico, com falhas percebidas, há quanto tempo os problemas existem, qual é o sistema adotado e a marca dos equipamentos, por exemplo.
Dessa forma, será possível ter uma estimativa mais precisa sobre o valor do serviço, embora este geralmente seja definido apenas depois de uma avaliação por parte do profissional, quando ele realmente saberá quais são as necessidades.
Outro ponto que merece destaque é que o pagamento pelo conserto de central telefônica não deve ser feito antecipadamente, mas apenas depois de esclarecer todos os detalhes com o técnico.
O GetNinjas reúne ótimos profissionais da área, capazes de fazer a manutenção de PABX que você precisa. Conheça os técnicos disponíveis e não se esqueça de avaliar seu serviço depois de finalizado - assim, você ajuda na construção de uma plataforma ainda melhor!